Presente na rotina de mais de 10 mil alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, as aulas de robótica em Marília/SP vêm despertando mais do que curiosidade. Elas estão transformando a forma como os alunos aprendem, colaboram e se desenvolvem.
Em diferentes escolas, professores e orientadores têm observado impactos positivos tanto na aprendizagem quanto no comportamento das turmas. Os relatos mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.
Os professores da Rede Municipal de Ensino destacam o entusiasmo dos alunos durante as atividades. “As crianças se envolvem de um jeito diferente. Gera curiosidade, os olhos delas brilham”, conta a docente Renata Garcia, da EMEF Prof° Célio Corradi.
Durante as aulas, o ‘erro’ é trabalhado como parte do processo, e o respeito ao papel de cada um, assim como o valor da cooperação. “Eles aprendem brincado e nem percebem o quanto estão desenvolvendo”, acrescenta.
Com base em metodologias ativas, as atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação. Essas competências são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração.
Para a secretária municipal de educação, Rosemeire Frazon, as aulas reforçam o papel fundamental dos professores no protagonismo dos alunos. “É por meio de planejamento intencional e mediação que se desenvolvem as inúmeras habilidades que o programa de tecnologia educacional permite explorar.
Com iniciativas como essa, Marilia reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às exigências contemporâneas e ao futuro dos estudantes”, ressalta a secretária.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior
fonte: Secretarias Vinculadas
Em diferentes escolas, professores e orientadores têm observado impactos positivos tanto na aprendizagem quanto no comportamento das turmas. Os relatos mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação.
Os professores da Rede Municipal de Ensino destacam o entusiasmo dos alunos durante as atividades. “As crianças se envolvem de um jeito diferente. Gera curiosidade, os olhos delas brilham”, conta a docente Renata Garcia, da EMEF Prof° Célio Corradi.
Durante as aulas, o ‘erro’ é trabalhado como parte do processo, e o respeito ao papel de cada um, assim como o valor da cooperação. “Eles aprendem brincado e nem percebem o quanto estão desenvolvendo”, acrescenta.
Com base em metodologias ativas, as atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação. Essas competências são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração.
Para a secretária municipal de educação, Rosemeire Frazon, as aulas reforçam o papel fundamental dos professores no protagonismo dos alunos. “É por meio de planejamento intencional e mediação que se desenvolvem as inúmeras habilidades que o programa de tecnologia educacional permite explorar.
Com iniciativas como essa, Marilia reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às exigências contemporâneas e ao futuro dos estudantes”, ressalta a secretária.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior
fonte: Secretarias Vinculadas