Pedidos de ressarcimento no INSS já são quase 500 mil

O INSS ainda calcula o rombo bilionário em fraude que chocou o país
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  Quando  o  INSS  começou  a  receber  reclamações  de  descontos  não  autorizados,  os  registros  contabilizaram  aproximadamente  37  mil  acessos  com  pedidos  de  avaliação  desses  descontos  no  site  da  autarquia.  Depois  de  confirmada  a  fraude,  os  pedidos  podem  ultrapassar  os  500  mil  pedidos  de  ressarcimento.
  Ao  todo  480.660  pessoas  procuraram  o  INSS  (Instituto  Nacional  de  Previdência  Social)  para  pedir  ressarcimento  de  descontos  irregulares  em  aposentados  e  pensionistas  por  sindicatos  e  associações  de  aposentados  que  se  sabe  até  o  momento,  informou  o  instituto  em  coletiva  de  imprensa.  Quarenta  e  uma  entidade  foram  notificadas.
  Nem  todos  os  480.660  acessos  confirmaram  o  desconto  irregular.  “Desses  480  mil,  473.940  pessoas,  98,6%,  informaram  não  reconhecer  o  desconto”,  afirmou  Gilberto  Waller,  presidente  do  INSS.  O  processo  para  identificar  os  descontos  e  pedir  os  reembolsos  já  começou.  O  INSS  enviou  pelo  aplicativo  Meu  INSS  os  avisos  para  quem  sofreu  algum  desconto.
  Após  esses  registros,  41  associações  ou  sindicatos  foram  notificados.  “INSS  intima  automaticamente  as  instituições  para  que,  em  15  dias  úteis,  mostrem  a  regularidade  [do  desconto]  ou  realizem  o  pagamento  devido  corrigido  elo  IPCA  (índice  oficial  da  inflação  no  Brasil”,  disse  Waller.
  O  atendimento  também  pode  ser  feito  por  telefone.  “O  tempo  médio  na  central  135  foi  de  7  minutos  para  completar  toda  a  manifestação”,  informou  o  presidente  ao  lembrar  que  “a  Central  135  não  entra  em  contato  com  ninguém.  É  o  cidadão  que  liga  para  a  135,  porque  tem  muitos  fraudadores  ligando  e  dizendo  que  é  da  Central”.
  Faltam  agências  do  INSS  para  atendimento  presencial.  O  INSS  tem  pouco  mais  de  1.500  agências  em  quase  800  municípios.  A  gente  não  conseguiria  alcançar  todos  os  municípios  no  presencial;  atendendo  somente  nas  cidades  maiores”,  afirmou  o  presidente  ao  justificar  a  necessidade  de  utilizar  o  meio  virtual.

  Busca  Ativa

  Segundo  a  entidade,  haverá  “busca  ativa”  para  encontrar  todos  os  prejudicados.  “INSS  vai  atrás  dessas  pessoas  por  meios  próprios  de  busca  ativa,  não  deixando  ninguém  à  margem”,  afirmou  Waller.

                                                               Presidente do INSS

   De  onde  virá  o  dinheiro?

  O  INSS  ainda  calcula  o  rombo  e  busca  alternativas  para  o  ressarcimento.
  O  presidente  o  INSS  lembrou  que  R$  1  bilhão  das  associações  já  foram  bloqueadas  pela  justiça  e  que  a  AGU  (Advocacia  Geral  da  União)  pediu  bloqueio  de  mais  R$  2,1  bilhões.  A  intenção  que  “quem  custeie  [o  ressarcimento]  seja  o  fraudador”  afirmou  Waller.
  “Depois  de  verificado  o  valor  a  ser  pago,  vamos  ver  de  onde  e  como  vai  sair  o  dinheiro.  Primeiro  é  encontrar  o  valor”.
  Descontos  de  abril  estão  bloqueados.  “Foi  descontado  no  último  mês,  e  será  ressarcido,  R$  292  milhões  na  próxima  folha  [de  pagamento],  que  começa  a  rodar  no  final  do  mês”,  disse  o  presidente.  Ele  explicou  que  os  descontos  do  mês  passado  não  foram  repassados  às  entidades  após  bloqueio  pelo  INSS.

 
  Por Rede de Notícias | Mendes Junior

 
 
  fonte:  INSS