Quando o INSS começou a receber reclamações de descontos não autorizados, os registros contabilizaram aproximadamente 37 mil acessos com pedidos de avaliação desses descontos no site da autarquia. Depois de confirmada a fraude, os pedidos podem ultrapassar os 500 mil pedidos de ressarcimento.
Ao todo 480.660 pessoas procuraram o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) para pedir ressarcimento de descontos irregulares em aposentados e pensionistas por sindicatos e associações de aposentados que se sabe até o momento, informou o instituto em coletiva de imprensa. Quarenta e uma entidade foram notificadas.
Nem todos os 480.660 acessos confirmaram o desconto irregular. “Desses 480 mil, 473.940 pessoas, 98,6%, informaram não reconhecer o desconto”, afirmou Gilberto Waller, presidente do INSS. O processo para identificar os descontos e pedir os reembolsos já começou. O INSS enviou pelo aplicativo Meu INSS os avisos para quem sofreu algum desconto.
Após esses registros, 41 associações ou sindicatos foram notificados. “INSS intima automaticamente as instituições para que, em 15 dias úteis, mostrem a regularidade [do desconto] ou realizem o pagamento devido corrigido elo IPCA (índice oficial da inflação no Brasil”, disse Waller.
O atendimento também pode ser feito por telefone. “O tempo médio na central 135 foi de 7 minutos para completar toda a manifestação”, informou o presidente ao lembrar que “a Central 135 não entra em contato com ninguém. É o cidadão que liga para a 135, porque tem muitos fraudadores ligando e dizendo que é da Central”.
Faltam agências do INSS para atendimento presencial. O INSS tem pouco mais de 1.500 agências em quase 800 municípios. A gente não conseguiria alcançar todos os municípios no presencial; atendendo somente nas cidades maiores”, afirmou o presidente ao justificar a necessidade de utilizar o meio virtual.
Busca Ativa
Segundo a entidade, haverá “busca ativa” para encontrar todos os prejudicados. “INSS vai atrás dessas pessoas por meios próprios de busca ativa, não deixando ninguém à margem”, afirmou Waller.

Presidente do INSS
De onde virá o dinheiro?
O INSS ainda calcula o rombo e busca alternativas para o ressarcimento.
O presidente o INSS lembrou que R$ 1 bilhão das associações já foram bloqueadas pela justiça e que a AGU (Advocacia Geral da União) pediu bloqueio de mais R$ 2,1 bilhões. A intenção que “quem custeie [o ressarcimento] seja o fraudador” afirmou Waller.
“Depois de verificado o valor a ser pago, vamos ver de onde e como vai sair o dinheiro. Primeiro é encontrar o valor”.
Descontos de abril estão bloqueados. “Foi descontado no último mês, e será ressarcido, R$ 292 milhões na próxima folha [de pagamento], que começa a rodar no final do mês”, disse o presidente. Ele explicou que os descontos do mês passado não foram repassados às entidades após bloqueio pelo INSS.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior
fonte: INSS
Ao todo 480.660 pessoas procuraram o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) para pedir ressarcimento de descontos irregulares em aposentados e pensionistas por sindicatos e associações de aposentados que se sabe até o momento, informou o instituto em coletiva de imprensa. Quarenta e uma entidade foram notificadas.
Nem todos os 480.660 acessos confirmaram o desconto irregular. “Desses 480 mil, 473.940 pessoas, 98,6%, informaram não reconhecer o desconto”, afirmou Gilberto Waller, presidente do INSS. O processo para identificar os descontos e pedir os reembolsos já começou. O INSS enviou pelo aplicativo Meu INSS os avisos para quem sofreu algum desconto.
Após esses registros, 41 associações ou sindicatos foram notificados. “INSS intima automaticamente as instituições para que, em 15 dias úteis, mostrem a regularidade [do desconto] ou realizem o pagamento devido corrigido elo IPCA (índice oficial da inflação no Brasil”, disse Waller.
O atendimento também pode ser feito por telefone. “O tempo médio na central 135 foi de 7 minutos para completar toda a manifestação”, informou o presidente ao lembrar que “a Central 135 não entra em contato com ninguém. É o cidadão que liga para a 135, porque tem muitos fraudadores ligando e dizendo que é da Central”.
Faltam agências do INSS para atendimento presencial. O INSS tem pouco mais de 1.500 agências em quase 800 municípios. A gente não conseguiria alcançar todos os municípios no presencial; atendendo somente nas cidades maiores”, afirmou o presidente ao justificar a necessidade de utilizar o meio virtual.
Busca Ativa
Segundo a entidade, haverá “busca ativa” para encontrar todos os prejudicados. “INSS vai atrás dessas pessoas por meios próprios de busca ativa, não deixando ninguém à margem”, afirmou Waller.
Presidente do INSS
De onde virá o dinheiro?
O INSS ainda calcula o rombo e busca alternativas para o ressarcimento.
O presidente o INSS lembrou que R$ 1 bilhão das associações já foram bloqueadas pela justiça e que a AGU (Advocacia Geral da União) pediu bloqueio de mais R$ 2,1 bilhões. A intenção que “quem custeie [o ressarcimento] seja o fraudador” afirmou Waller.
“Depois de verificado o valor a ser pago, vamos ver de onde e como vai sair o dinheiro. Primeiro é encontrar o valor”.
Descontos de abril estão bloqueados. “Foi descontado no último mês, e será ressarcido, R$ 292 milhões na próxima folha [de pagamento], que começa a rodar no final do mês”, disse o presidente. Ele explicou que os descontos do mês passado não foram repassados às entidades após bloqueio pelo INSS.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior
fonte: INSS