Pesquisa revela que Um em cada 10 brasileiros vive em desertos de notícia

O Atlas da Notícia mostra regiões que não conta com nenhuma iniciativa de mídia para a população local
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  Novo  levantamento  do  Atlas  da  Notícia,  iniciativa  do  Projor  que  mapeia  iniciativa  do  jornalismo  local  no  Brasil,  indica  nova  redução  de  desertos  de  notícia  no  país.
  Dados  publicados  nesta  quinta-feira  (10/7)  apontam  que  208  municípios  do  país  passaram  a  contar  com  pelo  menos  com  um  veículo  de  comunicação  local,  o  que  representa  uma  diminuição  de  7,7%  nos  locais  que  não  contavam  com  nenhuma  iniciativa  de  mídia  para  a  população  local.                            
  Os  veículos  on-line,  aponta  a  pesquisa,  são  o  carro - chefe  da  mudança.  O  número  de  iniciativas  na  internet,  5.245  no  levantamento  de  2023,  alcançou  a  marca  de  5.712,  aumento  de  8,9%.  Desses,  1.856,  ou  32,5%,  são  blogs  e  outros  canais  individuais.
  Embora  o  número  de  iniciativas  online  tenha  apresentado  crescimento,  o  Atlas  identificou  que  334  veículos  na  web  fecharam  entre  2023  e  2025.

  Desigualdade  Regional

  Segundo  o  novo  levantamento,  o  Brasil  conta  com  4.994  rádios,  2.852  jornais  impressos,  1.251  emissoras  de  televisão  e  5.712  veículos  on-line.  São  14.809  veículos  em  atividades,  distribuídos  em  3.066  dos  5.570  municípios  do  país.
  O  censo  mostra  que  2.504  das  localidades  não  têm  uma  mídia  no  local.  Juntos,  esses  locais  contabilizam  20,66  milhões  de  pessoas,  10,2%  da  população  brasileira,  que  vivem  em  desertos  de  notícias.
  O  líder  absoluto  é  o  Nordeste,  com  890  desertos  49,61%  do  total  de  município.  Mais  os  novos  dados  são  otimistas.  Foi  a  região  que  apresentou  o  maior  crescimento  de  iniciativas  locais.  Em  relação  ao  Censo  de  2023,  a  região  passou  a  contar  com  283  novos  veículos  e  143  municípios  saíram  da  definição  de  deserto  de  notícias.
  Em  números  proporcionais,  no  entanto,  o  Sudeste  apresenta  mais  municípios  sem  canais  locais.  830  municípios,  49,76%,  da  região  são  considerados  desertos  de  notícia.
  Os  dados  do  levantamento  são  públicos  e  podem  ser  acessados  no  site  do  Atlas  da  Notícia.
  Nesta  edição,  a  7ª  desde  a  criação  do  projeto,  a  pesquisa  foi  financiada  pelo  Google  e  teve  apoio  institucional  da  associação  Brasileira  de  Jornalismo  Investigativo  (Abraji),  Sociedade  Brasileira  de  Estudos  Interdisciplinares  da  comunicação  (Intercom),  Associação  de  Ensino  em  Jornalismo  (ABEJ)  e  Associação  Brasileira  de  Pesquisadores  em  Jornalismo  (SBPJor).

 
  Por Rede de Notícias | Mendes Junior

 
  fonte:  Correio  Braziliense