O Procon de Marília convocou reunião com representantes da APAS (Associação Paulista de Supermercados), que aconteceu na manhã de quarta-feira (23) na sede do órgão municipal, com o objetivo de orientar a rede de supermercados.
Segundo a diretora do Procon Marília, Valquíria Galo Febrônio Alves, os direitos do consumidor e do meio ambiente devem ser preservados no cumprimento da nova legislação.
Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, é preciso uma sinergia nesse momento, apesar da s dificuldades. “O centro do objeto é a mitigação do plástico no meio ambiente. Chile, Estados Unidos e Europa, por exemplo, já não distribuem mais sacolas plásticas. Estamos no caminho certo”.
A diretora do Procon lembrou ainda que os supermercados não podem vender sacolas com propaganda de loja. “Essa prática configura venda casada e isso prejudica o consumidor”.
Segundo o diretor regional da APAS, Sérgio Reis da Silva, o propósito dos mercados não é vender sacola. “Queremos que cada um leve sua retornável. Além de reduzir plástico n o meio ambiente, também vamos reduzir custos, aumentando a competitividade entre as lojas”.
Finalizando a reunião, Valquíria Alves Afirmou que é preciso ver o que é melhor para a coletividade. “Nesse momento de adaptação, a melhor opção é o supermercado oferecer opções gratuitas de embalagem, como caixas de papelão”.
Participaram da reunião representantes de grandes redes de mercados da cidade: Kawakami, Preço Certo, Fiorentino, São Francisco, Tauste e Confiança.
A APAS foi representada pelo diretor regional, Sérgio Reis da Silva.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior
Segundo a diretora do Procon Marília, Valquíria Galo Febrônio Alves, os direitos do consumidor e do meio ambiente devem ser preservados no cumprimento da nova legislação.
Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, é preciso uma sinergia nesse momento, apesar da s dificuldades. “O centro do objeto é a mitigação do plástico no meio ambiente. Chile, Estados Unidos e Europa, por exemplo, já não distribuem mais sacolas plásticas. Estamos no caminho certo”.
A diretora do Procon lembrou ainda que os supermercados não podem vender sacolas com propaganda de loja. “Essa prática configura venda casada e isso prejudica o consumidor”.
Segundo o diretor regional da APAS, Sérgio Reis da Silva, o propósito dos mercados não é vender sacola. “Queremos que cada um leve sua retornável. Além de reduzir plástico n o meio ambiente, também vamos reduzir custos, aumentando a competitividade entre as lojas”.
Finalizando a reunião, Valquíria Alves Afirmou que é preciso ver o que é melhor para a coletividade. “Nesse momento de adaptação, a melhor opção é o supermercado oferecer opções gratuitas de embalagem, como caixas de papelão”.
Participaram da reunião representantes de grandes redes de mercados da cidade: Kawakami, Preço Certo, Fiorentino, São Francisco, Tauste e Confiança.
A APAS foi representada pelo diretor regional, Sérgio Reis da Silva.
Por Rede de Notícias | Mendes Junior